Carregando…

FREDY SOUZA

Sou Brasileiro, Biólogo e Montanhista, nascido em 1980, vivo e trabalho em Curitiba como sócio da High Places Produções e também com a Guanaco Expediciones. Pratico montanhismo, ciclismo e escalada periodicamente na Serra do Mar e Escarpa do Devoniano.

Iniciei minhas atividades como escoteiro aos 6 anos de idade acampando na Serra do Mar, pom, em 1995 subi por minhas próprias pernas a primeira montanha da minha vida, lá do cume avistei outras montanhas e não parei mais até hoje. Em 2001 fiz meu primeiro curso de escalada em rocha, na sequência o curso de escalada em móvel, depois de assegurador para campeonato de escaladas, até que em 2005 participei do curso de voluntários do COSMO (Corpo de Socorro em Montanha) no Marumbi.

Minha primeira experiência em Alta Montanha foi em 2007 no Himalaia e em Solitário, onde, porteando minhas próprias provisões e equipamentos percorri 180 km entre vales e montanhas da mais alta cordilheira do mundo no caminho que liga Lukla 2880 m ao acampamento Base do Everest 5300 m e a volta até uma das pistas de vôos mais perigosa do mundo.

Na sequência em 4 de março de 2008 as 19:30 estive de joelhos diante da cruz que marca o cume do Aconcágua, em meio a uma tormenta com baixas temperaturas e muita neve. Eu não podia acreditar que o Sonho de mais de uma década tinha se realizado, mas o que tinha certeza, é que ali era só metade do caminho, teria que voltar para casa para contar esta história.

Desde então foram muitas as experiências compartilhadas e vividas, muitos outros cursos agregaram conhecimentos teóricos e práticos, que ajudam a construir minha base sólida na tomada de decisõesna montanha, dentre eles destaco: Curso de Auxiliar de enfermagem 2001, Curso de Tratamento de Feridas 2002, Combate a incêndio Industrial 2001, Instrutor de Primeiros Socorros em Montanha 2003 a 2009, Curso de Unidades de Conservação (UC’s), Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Defesa Civil PR/GOST 2009), Curso de capacitação para entrada e vigia em espaços confinados NR33 – Altiseg 2013, Curso de Segurança para Trabalhos em Altura NR35 – Altiseg 2013, entre outros.

Continuo viajando e escalando montanhas, a ultima viagem ocorreu em dezembro de 2014 cruzando de leste a oeste o continente Sul-americano, subindo montanhas em Los gigantes e no Córdon del Plata, incluindo o próprio Cerro Plata. Subir montanhas para mim é compartilhar, é aprender, constantemente, pela experiência, pela vivência e através do encontro com a própria Natureza.